6 causas mais comum que levam à diminuição da libido de um homem

Libido, também conhecida como desejo sexual, é um anseio consciente por atividade sexual com o objeto de desejo, resultando em satisfação sexual. O desejo sexual pode resultar em excitação psíquica rápida ou progressiva, e em estímulos que podem levar a alterações fisiológicas como respiração rápida, lubrificação e ereção. 

As pessoas normalmente diferem no grau de libido que têm. Cerca de um em cada cinco homens, em algum momento da vida, podem experimentar diminuição persistente da libido. Estima-se uma prevalência de baixo desejo sexual em torno de 1 a 20% dos homens no mundo.

Antes restrito a mulheres, a diminuição da libido se tornou um problema comum para os homens, principalmente após o início da pandemia de Covid 19. A diminuição da libido às vezes pode ser causada por um único fator, mas está mais frequentemente relacionada a vários fatores que cada um contribui à sua maneira. 

Abaixo, discuto algumas das causas mais comuns:

Problemas Psicológicos: Estresse, ansiedade e depressão decorrentes do estilo de vida agitado do dia a dia, problemas de relacionamento ou familiares e outros transtornos mentais desempenham um papel importante.

Baixa testosterona: A testosterona é um hormônio masculino importante. Baixos níveis do hormônio masculino testosterona podem diminuir seu desejo por sexo. A diminuição da testosterona é uma parte normal do envelhecimento. No entanto, uma queda drástica na testosterona pode levar à piora da libido.

Medicamentos:Como efeito colateral certos medicamentos podem causar baixo desejo sexual em homens. Os mais comuns incluem:

  • Anticonvulsivos;
  • Antidepressivos;
  • Antipsicóticos;
  • Beta-bloqueadores;
  • Benzodiazepínicos.

Depressão: Pessoas com depressão experimentam uma falta reduzida ou completa de interesse em atividades que antes achavam prazerosas, incluindo sexo. A depressão não só pode causar um menor desejo sexual, mas também pode ser uma consequência disso, piorando uma situação difícil. Os medicamentos antidepressivos, especialmente os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) têm efeitos colaterais conhecidos, como perda de libido, o que piora ainda mais a condição. Cerca de 40-70% dos homens em tratamento para a depressão podem se queixar de diminuição da libido.

Envelhecimento: À medida que a idade progride, particularmente na velhice, pode levar mais tempo para ter orgasmos, ejacular e ficar excitado. Pode haver disfunção erétil. As ereções podem não ser tão difíceis, e pode levar mais tempo para o pênis ficar ereto. Os níveis de testosterona, que estão ligados à libido, estão no seu nível mais alto quando os homens estão no final da adolescência. Os homens geralmente notam uma diferença na libido por volta dos 60 aos 65 anos.

Vícios: Vários vícios como alcoolismo em excesso, tabagismo, abuso de drogas, tabaco, cannabis, opiáceos e cocaína são conhecidos por afetar o desejo sexual em homens.

A diminuição da libido pode ter uma variedade de causas físicas, emocionais ou psicológicas.  

Se você está preocupado com sua baixa libido, fale com um profissional especializado. Há mudanças de estilo de vida que podem colocá-lo no clima com mais frequência. A solução pode até ser tão simples quanto mudar um medicamento que você está tomando.

2 Comentários. Deixe novo

  • O revoc causa baixa de libido?

    Responder
    • dr.homeroribeiro
      22/02/2023 16:53

      Olá! Agradecemos seu comentário. Para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana