Como deve ser o pós-operatório da vasectomia?

A cirurgia é minimamente invasiva e, por isso, a maioria dos homens não sente dor significativa, é descrita uma sensação de desconforto.

Nas primeiras 72h é indicado o uso de um anti-inflamatório e eventualmente um analgésico, não sendo necessário uso de antibióticos. É aconselhável que nos primeiros 2 dias se faça compressa fria no escroto e use uma cueca ou sunga mais justa.

Após o procedimento, é feito um curativo especial (impermeável) que é mantido, geralmente, por 48h.  Após esse tempo ele é retirado e inicia-se o cuidado diário, lavando com água e sabonete comum, mantendo a área genital o mais limpa possível e oriento fazer um curativo simples (micropore) por cerca de 7 dias.

Se o paciente sentir uma dor intensa e incomum, inchaço importante do escroto, sangramento contínuo ou febre, o médico deve ser avisado imediatamente.

Posso parar de usar outros métodos anticoncepcionais imediatamente?

Não, pois o espermatozoide pode permanecer no canal deferente acima da área do procedimento. E o tempo que leva para sua ejaculação se livrar do espermatozoide pode ser diferente. 

A maioria das diretrizes sugere esperar para realizar o espermograma por pelo menos 3 meses e/ou 25 ejaculados, para confirmar a ausência de espermatozoides no sêmen.

A atividade sexual pode ser retomada dez dias após o procedimento de vasectomia. 

Mas é importante saber que a vasectomia não funciona imediatamente e precauções (outra forma de contracepção) devem ser tomadas contra a gravidez até que a contagem de espermatozoides se mostre zerada no sêmen.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana