Ejaculação retardada – o que é e quais as causas?

Ejaculação retardada, ejaculação atrasada, ejaculação inibida, atraso no orgasmo ou anorgasmia, todos esses termos têm sido utilizados como sinônimos para descrever um atraso ou ausência de resposta orgástica masculina. É umas das disfunções sexuais masculinas menos comuns, menos estudadas e menos entendidas.

A ejaculação retardada é definida como uma dificuldade persistente ou recorrente, atraso ou ausência de orgasmo após estímulo sexual suficiente e durante a atividade sexual, que cause angústia pessoal e dificuldade interpessoal.

Não existem critérios claros para estabelecer como e quando um homem realmente apresenta ejaculação retardada. A maioria dos homens sexualmente funcionais ejacula dentro de 4 a 10 minutos após a penetração. Entretanto, casos em que o homem permanece acima de 20 a 30 minutos tentando chegar ao orgasmo, se sentindo angustiado e irritado, ou simplesmente cessa a atividade sexual devido à exaustão com perda da ereção, podem ser qualificados como ejaculação retardada.

As causas de ejaculação retardada ou atraso no orgasmo são diversas. Abaixo seguem alguns fatores e problemas associados:

• Psicogênica – causa mais comum;
  • Degeneração dos nervos penianos pela idade;
  • Deficiência na produção de testosterona;
  • Neuropatia causada pelo diabetes;
  • Hipotireoidismo;
  • Infecções – uretrites, prostatite;
  • Tratamento do câncer de próstata com cirurgia ou radioterapia;
  • Medicamentos – antidepressivos, ansiolíticos;
  • Uso de drogas e abuso de álcool;
  • Doenças neurológicas como esclerose múltipla.

O tratamento de homens com ejaculação retardada ou atraso no orgasmo deve ser específico para a causa. Dessa forma é necessária uma avaliação médica para entender melhor o problema, incluindo uma história clínica e sexual completa, exame físico direcionado e exames complementares. É um problema extremamente desafiador e causador de grande sofrimento ao homem e ao casal, exigindo um atendimento especializado e individualizado.