Ejaculação retardada: O que é e como tratar?

É muito comum se falar sobre ejaculação precoce, caracterizada quando o orgasmo e a emissão de sêmen ocorrem um pouco antes ou logo após o início da relação sexual. Mas, existe também a ejaculação retardada, que acontece quando o homem leva um tempo muito longo para atingir o clímax e ejacular.

Embora considerada mais incomum, a ejaculação retardada pode ser motivo de angústia para o homem, afetando seu psicológico e autoestima.

Um homem pode ter ejaculação retardada a partir de algumas causas, que podem ter a ver com cirurgias, alterações hormonais, doenças crônicas, neurológicas, problemas psicológicos como ansiedade e depressão,  além do  uso de medicações e consumo abusivo de álcool.

O tratamento para ejaculação retardada deve ser indicado a partir da identificação da causa e para isso, uma avaliação individualizada e especializada com o médico é fundamental.

Como é feito o diagnóstico e tratamento da ejaculação retardada?

O primeiro passo é fazer um histórico de todos os sintomas informados pelo paciente. O médico solicita exames gerais para investigar as condições metabólicas e hormonais, para eliminar outros problemas de saúde que poderiam ocasionar o problema.

O exame físico detalhado para entender se o paciente não está sofrendo com alguma perda de sensibilidade na região é muito importante. Além disso, é necessário a realização de exames neurológicos.

Se a causa da ejaculação retardada for psicológica, o médico encaminhará o paciente para terapia sexual. Ele irá trabalhar com a autoestima e autopercepção do homem. Mas, se a causa for física, o especialista poderá prescrever um tratamento medicamentoso, levando em consideração o que levou o paciente a ter essa disfunção.

Por fim, ter uma boa alimentação, qualidade de sono e praticar exercícios físicos regularmente podem ajudar no tratamento da ejaculação retardada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana