A circuncisão, que consiste na remoção parcial ou total do prepúcio, é um dos procedimentos médicos mais realizados no mundo. Cerca de 37 a 39% dos homens do mundo são circuncidados.
O prepúcio é móvel, bastante elástico e atua como um lubrificante natural. Porém, em alguns homens, seu excesso, ou simplesmente sua presença, pode provocar algumas doenças.
A maioria das doenças são raras e facilmente tratadas, mas, em alguns casos, particularmente em condições crônicas, o tratamento pode ser a cirurgia de circuncisão.
Seguem cinco razões para você considerar a circuncisão:
1- Reduz o risco de infecção pelo HIV: a OMS recomenda a circuncisão como parte de um programa de prevenção do HIV em áreas com altas taxas de contaminação.
2- Reduz a prevalência da infecção pelo HPV: significa que um homem circuncidado tem menor probabilidade de ser infectado com tipos de HPV causadores de câncer e de infecções múltiplas. Também está associado a uma maior eliminação do vírus pelo corpo.
3- Reduz a inflamação da glande do pênis e do prepúcio (balanopostite): acredita-se que o espaço úmido e quente sob o prepúcio facilite o crescimento de fungos, e a circuncisão pode diminuir a contaminação pelo principal patógeno causador dessa infecção peniana, a Candida albicans.
4- Reduz taxa de infecção de algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): sabe-se que a circuncisão está associada a taxas mais baixas de sífilis, cancro mole e possivelmente herpes genital.
5- Redução do risco de câncer pênis: fatores de risco importantes para câncer de pênis incluem fimose e infecção por HPV, ambos os quais são mitigados pela circuncisão
Hoje a cirurgia de circuncisão é rápida e muito segura nas mãos de um urologista experiente em cirurgia peniana. Em caso de dúvidas e mais informações agende uma consulta.