Os efeitos colaterais sexuais são comuns com antidepressivos em homens e mulheres, gerando grande preocupação. Os efeitos na função sexual comumente relatados incluem:
-
Uma mudança no seu desejo por sexo
-
Problemas de ereção
-
Problemas de orgasmo
-
Problemas com excitação, conforto e satisfação
A razão pela qual os antidepressivos causam efeitos colaterais sexuais não é totalmente compreendida. A própria depressão também pode causar efeitos colaterais sexuais, por isso pode ser difícil entender quais sintomas são causados pelo distúrbio e quais são causados pelo medicamento.
A gravidade dos efeitos colaterais sexuais depende do indivíduo e do tipo específico e da dose do antidepressivo. Os antidepressivos com a menor taxa de efeitos colaterais sexuais incluem a bupropiona, mirtazapina e outros.
Em alguns casos, os pacientes apresentam esses sintomas nas primeiras semanas ou meses após iniciarem o uso e, em seguida, os sintomas se tornam menos graves.
Interromper a medicação por causa dos efeitos colaterais sexuais é um problema e, para a maioria das pessoas, isso significa o retorno da depressão.
Existem algumas estratégias que podem ser tentadas, pelos médicos, para lidar com esse efeito colateral:
-
Esperar algumas semanas para ver se os efeitos colaterais sexuais melhoram.
-
Ajustar a dose do seu antidepressivo para reduzir o risco de efeitos colaterais sexuais.
-
Mudar para outro antidepressivo que pode ser menos provável de causar efeitos colaterais sexuais.
-
Adicionar um segundo antidepressivo ou outro tipo de medicamento para combater os efeitos colaterais sexuais.
-
Adicionar um medicamento para melhorar a função sexual como sildenafila ou tadalafila.
O mais importante é que você converse com seu médico para encontrar um antidepressivo eficaz ou uma combinação de medicamentos que reduza seus efeitos colaterais sexuais e mantenha sua depressão sob controle.
9 Comentários. Deixe novo
Boa noite meu marido está com depressão e está tomando antidepressivos. E eu li que esses medicamentos causa disfunção erétil e outros problemas sexuais. Gostaria de saber se é pra sempre ou se ele pode voltar a fazer sexo.
Boa noite meu marido está com depressão e está tomando antidepressivos. E eu li que esses medicamentos causa disfunção erétil e outros problemas sexuais. Gostaria de saber se é pra sempre ou se ele pode voltar a fazer sexo. Preciso muito saber
Olá! Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 99384-6628 para saber mais informações.
Ja foi tentato todas essas estratégias citadas, e nenhuma adiantou.
Tô sem desejo sexual a mais de 6 meses. Eu tomo assertralina 100mg, depakote 500mg, Hemitartarato de zolpoden 5mg SL 2 comp. Ao deitar e ainda aprazolan 2mg. Tenho 68, pressão normal e não tapetes. O colesterol tá no limite. Ainda tem cura?
Olá! Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 99384-6628 para saber mais informações.
Olá …..
eu tenho ansiedade e uso clonasepan eu posso tomar o dapoxetina
Olá, pode me dar uma dica? Tomo Donaren 1 comprimido à noite e durante o dia 1 comprimido de Ritalina LA + 1 comprimido de Pristiq 100mg, há alguns anos. Tenho forte disfunção sexual, é horrível, problemas de ereção…. Mas se eu deixar de tomar a Ritalina e o Pristiq em poucos dias fico muito bem sexualmente falando. Resumindo… se eu deixar de tomar os medicamentos fico com forte ansiedade mas se eu tomo fico com forte disfunção sexual. Será que tem algo que posso fazer?
Olá ! Agradecemos seu comentário. Essas informações não substituem uma consulta médica, portanto, para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797.