O funcionamento adequado dos mecanismos de ereção depende da correta inter-relação entre fatores psicológicos, vasculares, neurológicos e hormonais. Alguns distúrbios hormonais podem causar disfunção erétil direta e indiretamente, sendo responsáveis por até 20% dos casos de impotência.
Muitos homens com problemas de tireoide têm disfunção erétil. Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem afetar a capacidade do homem de ter ereções, embora os cientistas não tenham certeza do motivo. Felizmente, o tratamento para ambas as condições pode aliviar os problemas de ereção.
Qualquer coisa que aumente o estresse pode causar diminuição da libido e dificuldade de ereção porque o corpo reage ao estresse liberando cortisol. O cortisol diminui a testosterona, hormônio mais importante no ciclo sexual. Níveis elevados de estradiol em homens também podem reduzir o apetite sexual, levar a dificuldades de ereção e produzir aumento dos seios.
A produção de altos níveis do hormônio prolactina (hiperprolactinemia) também pode ser um fator, por interferirem na produção de testosterona.
Hormônios adequadamente equilibrados são a chave para manter uma vida sexual ativa e saudável.