O uso de esteroides anabolizantes se tornou muito popular entre usuários de academia. À medida que mais pessoas procuram e começam a usá-los, o abuso de esteroides e seus efeitos colaterais estão se tornando grandes preocupações. Um dos efeitos colaterais mais conhecidos é a atrofia testicular, mais conhecido “bolas” encolhidas.
Sabe-se que cerca de 90% da testosterona endógena, ou seja, aquela produzida pelo seu corpo, vem da produção pelos testículos. Quando os níveis de testosterona no sangue são aumentados artificialmente pelo uso de esteroides anabolizantes, o cérebro envia um sinal ao testículos para parar de produzir testosterona. Assim como com outros tecidos, se você não o usa, você o perde. À medida que o tecido do testículo se torna menos ativo, ele começa a se atrofiar, diminuir o tamanho e ficar com um consistência mais amolecida.
Em geral, quando o uso de esteroides é interrompido, o testículo começa a regenerar o tecido perdido. Na prática, quanto maior o período em que você usou o esteroide (ou uma dose mais alta), maior o tempo necessário para a recuperação dos testículos. A maioria dos homens é capaz de recuperar a maior parte do tamanho perdido, mas alguns não voltam ao tamanho original, principalmente se esse homem já tinha níveis de testosterona e de espermatozoides baixos antes do uso.
A melhor maneira de evitar danos é não começar o uso. No entanto, existem medicamentos que podem ajudar a diminuir esse dano ou recuperar o tamanho perdido. Procure sempre um urologista especializado na área para te ajudar.
4 Comentários. Deixe novo
Tenho pouco hormônio
Qual medicamento deve tomar para aumentar testículo,
Olá! Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 99384-6628 para saber mais informações.
Hcg