Impotência de pacientes com colesterol alto não é culpa do remédio

Homens com colesterol alto (hipercolesterolemia) frequentemente desenvolvem disfunção erétil (DE) e temem que seus problemas de ereção sejam efeitos colaterais dos medicamentos. No entanto, certos medicamentos usados ​​para controlar o colesterol não afetam a função erétil de um homem, de acordo com descobertas recentes feitos por um estudo canadense.

O estudo envolveu cerca de 2 mil homens durante quase 6 anos que estavam tomando estatina para baixar o colesterol, medicamento para baixar a pressão arterial ou ambos. A estatina que os homens tomaram foi Crestor (rosuvastatina), e a droga para pressão arterial foi uma combinação de candesartan e hidroclorotiazida, vendida como Atacand/HCT.

Os pesquisadores não observaram alterações significativas entre as avaliações da linha de base e de acompanhamento e concluíram que os dois medicamentos, usados ​​isoladamente ou em conjunto, não melhoraram ou pioraram a função erétil.

O colesterol alto e a disfunção erétil compartilham muitos fatores de risco. Alguns desses fatores de risco são modificáveis. Em outras palavras, os homens podem tomar medidas (dieta, atividade física, parar de fumar) para controlar esses fatores e reduzir a probabilidade de disfunção erétil.

Faça um check-up urológico regularmente para avaliar suas taxas de colesterol e manter uma vida sexual saudável.

6 Comentários. Deixe novo

• Olá Dr.
    Boa noite
    Tenho pressao alta e controlada com losartana e nifedipino.
    Há poucas semanas troquei medicação com receita médica.
    Clotarlidona/atacand/Roxflan
    Daí comecei a ter disfunção erétil.
    Também colesterol alto!
    O que o sr me aconselha?
    Obrigado Dr.

09/03/2022 20:09

Olá ! Agradecemos seu comentário. Essas informações não substituem uma consulta médica, portanto, para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797.

• Claudenor roque da Silva
    01/07/2022 00:36

Ola boa noite tenho 59 anos e estou disfunsao eretil meu colesterol ta muito alto o q devo faser n consigo ter mas tesão como antes

17/08/2022 10:19

Olá ! Agradecemos seu comentário. Para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797.

• Ailton Ramos Nunes
    29/08/2023 23:21

Tomo medicamento para diminuir a gordura do fígado é clonazepan para ansiedade é depressão, estou com o libido em baixa é não consigo ficar com o presente ereto para penetrar, isto é proveniente dos medicamentos?

30/10/2023 14:54

Olá! Agradeço seu comentário. Essas informações não substituem uma consulta médica, portanto, para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta você pode entrar em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797