DHEA: o hormônio da juventude e ereção

Desde muito tempo, o alívio de consequências do envelhecimento era um sonho de obter vida saudável e para sustentar uma melhor qualidade de vida sexual.

A desidroepiandrosterona, ou DHEA, é um hormônio esteroide produzido naturalmente pelo corpo a partir do colesterol pelas glândulas adrenais, gônadas, tecido adiposo, cérebro e pele. Por sua vez, o DHEA ajuda a produzir outros hormônios, incluindo testosterona e estrogênio.

O DHEA ganhou muita atenção e interesse da mídia e foi vendido sem receita em alguns países como os EUA como um suplemento para ajudar com uma série de problemas e doenças que aparecem com a idade, incluindo depressão, perda de peso, disfunção erétil e perda da libido.

Após o nascimento, os níveis de DHEA atingem um pico entre as idades de 20 e 30 anos e, em seguida, diminuem a uma taxa de 5% ao ano. Aos 70 anos, a maioria de nós tem valores insignificantes em nosso corpo.

Acredita-se que esse declínio relacionado à idade dos níveis de DHEA podem se correlacionar com muitas doenças relacionados ao envelhecimento, particularmente diminuição do bem-estar, perda de memória, obesidade, depressão e disfunção erétil.

Dessa forma iniciou a especulação que a terapia com DHEA tem benefícios potenciais em várias doenças associadas ao envelhecimento.

Baixos níveis de DHEA foram associados a um maior risco para disfunção erétil em homens jovens, porém, a maioria dos estudos não confirmou que o tratamento com DHEA (uso oral ou gel) é eficaz nem que seja adequado usar o hormônio como uma prevenção para a impotência. A maioria dos estudos com resultados positivos foi em mulheres na perimenopausa ou pós-menopausa.

Portanto, médicos prescrevendo DHEA devem considerar e informar seus pacientes sobre o fato de que os efeitos a longo prazo, não apenas sobre a eficiência, mas também a segurança, permanecem incertos no campo dos medicamentos sexuais.

Ainda não está claro se a administração de DHEA pode ajudar a prevenir e tratar distúrbios relacionados à idade.

6 Comentários. Deixe novo

• Luciano faidiga
    01/01/2022 14:23

Posso, tomar dhea…. Sendo alérgico a frutos do mar!!!!

03/01/2022 13:51

Olá ! Agradecemos seu comentário. Essas informações não substituem uma consulta médica, portanto, para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797

• João Batista
    20/09/2022 11:45

Minha testosterona referencia 717, tenho 55 anos minha ereção não está permanecendo muito tempo cai rapidamente.
    DHEA poderia ser indicado para mim e ajuda a manter a minha ereção por mais tempo?

27/09/2022 10:15

Olá ! Agradecemos seu comentário. Para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797.

• Um adolescente com 17 anos e DHEA de 129 é considerado baixo ?

15/12/2022 13:14