Meu nível de testosterona está baixo? 

Esta é uma questão controversa porque os níveis de testosterona nos homens podem variar dependendo da idade do homem, da hora do dia e até mesmo do laboratório que processa a amostra de sangue.

Entretanto, a maioria dos laboratórios estabelece como limite inferior da normalidade para homens adultos jovens saudáveis valores de testosterona total de 232-346 ng/dL (8-12 nmol/L). A American Urological Association utiliza 300 ng / dL como seu ponto de corte para o diagnóstico de baixos níveis de testosterona.

Alguns fatores que podem afetar o nível da testosterona incluem os seguintes:

  • Idade: Os níveis de testosterona de um homem declinam naturalmente à medida que ele envelhece – cerca de 1% a cada ano após os 40 anos.
  • Hora do dia: Os níveis de testosterona geralmente são mais altos pela manhã, diminuem conforme o dia passa e são restabelecidos durante o sono. A faixa de normalidade para os níveis de testosterona é estabelecida utilizando-se amostras de sangue colhidas pela manhã (7-11h). É importante repetir o exame para confirmar a baixa concentração de testosterona.
  • Laboratório: Os procedimentos de medição variam de laboratório para laboratório, e alguns métodos são mais precisos que outros. O método de escolha para o diagnóstico laboratorial da deficiência de testosterona é a dosagem da testosterona total pela técnica de radioimunoensaio em duas amostras distintas, colhidas no período matinal. 

 Quando existe a suspeita de níveis baixos de testosterona é necessária a coexistência de sintomas e sinais compatíveis com hipogonadismo e níveis sanguíneos de testosterona baixos para o diagnóstico de DAEM, e assim definir qual tratamento será o mais adequado. Consulte um urologista e saiba mais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana