Cinco razões para você realizar a circuncisão

A circuncisão, que consiste na remoção parcial ou total do prepúcio, é um dos procedimentos médicos mais realizados no mundo. Cerca de 37 a 39% dos homens do mundo são circuncidados. 

O prepúcio é móvel, bastante elástico e atua como um lubrificante natural. Porém, em alguns homens, seu excesso, ou simplesmente sua presença, pode provocar algumas doenças.

A maioria das doenças são raras e facilmente tratadas, mas, em alguns casos, particularmente em condições crônicas, o tratamento pode ser a cirurgia de circuncisão.

Seguem cinco razões para você considerar a circuncisão:

1-  Reduz o risco de infecção pelo HIV: a OMS recomenda a circuncisão como parte de um programa de prevenção do HIV em áreas com altas taxas de contaminação.

2-  Reduz a prevalência da infecção pelo HPV: significa que um homem circuncidado tem menor probabilidade de ser infectado com tipos de HPV causadores de câncer e de infecções múltiplas. Também está associado a uma maior eliminação do vírus pelo corpo.

3-  Reduz a inflamação da glande do pênis e do prepúcio (balanopostite): acredita-se que o espaço úmido e quente sob o prepúcio facilite o crescimento de fungos, e a circuncisão pode diminuir a contaminação pelo principal patógeno causador dessa infecção peniana, a Candida albicans.

4- Reduz taxa de infecção de algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): sabe-se que a circuncisão está associada a taxas mais baixas de sífilis, cancro mole e possivelmente herpes genital.

5-  Redução do risco de câncer pênis: fatores de risco importantes para câncer de pênis incluem fimose e infecção por HPV, ambos os quais são mitigados pela circuncisão

Hoje a cirurgia de circuncisão é rápida e muito segura nas mãos de um urologista experiente em cirurgia peniana. Em caso de dúvidas e mais informações agende uma consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana