Uma das formas mais eficazes e confiáveis de controle de natalidade, a vasectomia é erroneamente associada à disfunção erétil. O procedimento não causa impotência, mas pode levar alguns homens a experimentar ansiedade e depressão. Em casos de dúvidas sobre a vasectomia ou os sentimentos que, por vezes, acompanham-na, o ideal é procurar um urologista.
Um mito
É improvável que a disfunção erétil (DE), ou a popularmente chamada impotência, seja causada pela vasectomia.
Explicando a vasectomia
A vasectomia é uma das formas mais confiáveis de controle de natalidade. Envolve cortar, amarrar ou cauterizar os vasos deferentes — que são os tubos que transportam espermatozoides dos testículos, onde as células espermáticas são produzidas, para a uretra, onde são expelidas do pênis durante a ejaculação.
Alguns homens temem ter problemas com ereções após a vasectomia. No entanto, o procedimento não altera nenhum dos órgãos ou processos necessários para a ereção. Os homens ainda terão ereções da mesma maneira.
Na vasectomia, apenas o caminho do espermatozoide é bloqueado. O corpo do homem ainda produz sêmen e ele continua ejaculando como antes. Mas o sêmen não deverá mais conter espermatozoides.
Saiba mais
Pode ocorrer algum grau de depressão ou ansiedade após a vasectomia, o que leva alguns homens a sentir que perderam parte de sua masculinidade. Sua função sexual permanece a mesma, sua parte “orgânica” não muda. Entretanto essas emoções negativas podem afetar as ereções.
Sobre o Dr. Homero Ribeiro
Dr. Homero Ribeiro é médico urologista com enfoque em andrologia. Especializado em medicina sexual masculina, possui amplo conhecimento de tratamentos clínicos e técnicas cirúrgicas reconhecidas internacionalmente em medicina sexual.
É coordenador do ambulatório de infertilidade e disfunção sexual masculina do Hospital Universitário de Brasília (HUB/UNB), membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e da Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM).
1 Comentário. Deixe novo
Estou passando por problemas após a vasectomia com ereção é ejaculação é ainda dói o local da cirurgia, mesmo após 23 dias da cirurgia