O pênis está torto? Pode ser Curvatura Peniana Congênita ou doença de Peyronie! | Saiba a diferença entre essas duas condições

A curvatura peniana congênita (CPC) e a doença de Peyronie (DP) são duas condições que podem levar à curvatura peniana, popularmente como pênis torto. Embora a curvatura em si possa parecer semelhante às vezes, as duas condições são muito diferentes em muitos aspectos. 

A curvatura peniana congênita é uma condição rara, que se estima afetar menos de 1% dos homens. Em homens com CPC, a curvatura é frequentemente notada pela primeira vez durante a adolescência. 

Em contraste com o CPC, a doença de Peyronie é mais comum (afeta cerca de 6 a 15% dos homens) e tem várias diferenças notáveis. Primeiro, a doença de Peyronie é uma condição adquirida, o que significa que um indivíduo desenvolve mais tarde na vida (normalmente na casa dos anos 40 a 50), enquanto um indivíduo provavelmente nasce com a CPC. Em segundo lugar, a curvatura peniana em pacientes com DP é causada por placas de tecido cicatricial fibroso que se formam no revestimento do tecido erétil do pênis, levando a alterações como dor, nodulações, diminuição do tamanho, curvatura e até disfunção erétil.

Por outro lado, indivíduos com CPC geralmente apresentam essa curvatura porque um dos lados do pênis é maior ou mais elástico do que o outro, levando a um pênis torto quando ereto.

Como qualquer outra parte do corpo, a anatomia peniana difere de pessoa para pessoa, e não é incomum que um pênis se curve ligeiramente para cima, para baixo ou para um lado ou outro durante uma ereção. Entretanto, se a curvatura é muito grave para permitir a relação sexual penetrante, pode ser útil uma avaliação com urologista especializado em cirurgias penianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana