5 dicas para prevenir a diminuição do tamanho do pênis

Quando pensamos em encolhimento peniano, a maioria associa a um banho muito frio, mas há um tipo muito mais assustador de encolhimento do pênis: uma redução biológica permanente no tamanho, chamada de atrofia peniana, com a qual devemos nos preocupar. Isso pode acontecer como resultado de alguns problemas relacionados à idade, hábitos de vida e algumas doenças que acometem os homens.

Para prevenir o encolhimento peniano e evitar as possíveis causas, confira algumas dicas:

1)GANHO DE PESO

Estudos estimam que, para cada 15 kg de ganho de peso, há uma perda de 2,5cm no comprimento aparente do pênis! 

O ganho de peso excessivo pode afetar o fluxo sanguíneo saudável para o pênis, alterando as células musculares internas, causando a atrofia e, por outro lado, o coxim de gordura acumulado no púbis embutirá o pênis, virtualmente.

DICA: Faça atividade física e  mantenha uma dieta saudável. Embora ouçamos esse conselho o tempo todo, ninguém lhe diz que seu pênis pode encolher se você não fizer isso! Parece uma campanha de marketing eficaz para um estilo de vida saudável!

2)DESUSO

Se você não usar seu pênis, ele vai encolher. É verdade. 

Se você ficar muito tempo sem uma ereção, colágeno, músculo liso, elastina e outros tecidos eréteis começarão a se deteriorar, resultando em uma perda de comprimento e circunferência peniana.

DICA: Como qualquer outra parte do corpo humano, o pênis precisa se exercitar regularmente. O que isso significa? Fazer sexo o máximo possível, masturbar-se com frequência e exercitar os músculos pélvicos.

3)FRATURA PENIANA e DOENÇA DE PEYRONIE

Sim, você pode ter um pênis fraturado acidentalmente durante o sexo, em um movimento de penetração desalinhado, ou desenvolver a doença de Peyronie que é causada por microtraumas penianos crônicos. 

Ambas as situações causam uma reação de cicatrização, na qual o tecido reparado é rígido e inelástico, o que impedirá a expansão adequada do pênis.

DICA: Se você notar um nódulo doloroso, uma curva ou deformidade, consulte um urologista para o tratamento, pode ser a doença de Peyronie. Da mesma forma, se você tiver uma fratura peniana após um sexo vigoroso – marcado por um estalo, dor aguda, inchaço e hematoma – procure um urologista o mais rápido possível. Tenha cuidado ao fazer sexo!

4)CÂNCER DE PRÓSTATA

O principal tratamento curativo para o câncer de próstata é a cirurgia – prostatectomia radical – e, como consequência, podem ocorrer danos aos nervos e vasos sanguíneos responsáveis pela ereção, levando à atrofia por desuso e consequentemente encolhimento peniano.

DICA: Retomar a atividade sexual o mais rápido possível após a cirurgia prostática ajudará a reabilitar o pênis e prevenir a atrofia do desuso. Existem estratégias para a reabilitação peniana, tais como o uso precoce de medicamentos para ereção, fisioterapia dos músculos pélvicos e uso de um dispositivo de ereção a vácuo.

5)TABAGISMO

Produtos químicos encontrados no cigarro, inclusive nos eletrônicos, podem danificar os vasos sanguíneos do pênis, impedindo que ele se encha de sangue e se estique.

Um estudo realizado em 1998 pela Universidade de Medicina de Boston examinou 200 homens, e o resultado do estudo mostrou que fumantes tinham pênis eretos mais curtos em comparação com homens que não fumavam. 

DICA: Os danos já causados podem ser irreversíveis, então interrompa IMEDIATAMENTE o tabagismo e adote hábitos de vida mais saudáveis.

Se você desconfia que está com atrofia peniana ou encolhimento do pênis, converse com um profissional de saúde sobre soluções, é o melhor primeiro passo que você pode dar para sua saúde, e nunca tente soluções mágicas vendidas pela internet.

8 Comentários. Deixe novo

  • Miguel pepeleascov
    11/11/2022 14:26

    Eu tenho esses problemas e estou desesperado e gostaria de saber se tem tratamento e o custo mesmo que aproximado pars fazer
    Obrigado

    Responder
    • dr.homeroribeiro
      22/11/2022 10:02

      Olá ! Agradecemos seu comentário. Para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797.

      Responder
  • Em 1 ano sem ter relações sexuais, é possível q ocorra a diminuição do tamanho do penis?

    Responder
    • dr.homeroribeiro
      14/02/2023 08:36

      Olá! Agradecemos seu comentário. Para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797.

      Responder
  • Meu pênis diminuiu, eu não sei o que fazer, tô ficando com ansiedade e vergonha

    Responder
  • Eu nunca tive problemas com meu pênis, e tô tendo agora, e tbm me masturbo demais

    Responder
  • Erivelton Silva Pereira
    21/07/2023 21:38

    Será mesmo?

    Responder
    • dr.homeroribeiro
      28/08/2023 10:19

      Olá! Agradeço seu comentário. Essas informações não substituem uma consulta médica, portanto, para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta você pode entrar em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana