Praticar atividade física regularmente contribui para melhorar a saúde e o funcionamento do corpo de forma geral, e isso é muito válido também quando o assunto é o desempenho sexual masculino.
Uma vida saudável, com alimentação balanceada, atividade física regular e controle do peso, só melhora o desempenho sexual e reduz a possibilidade de disfunção erétil e ejaculação precoce.
Obesidade, alcoolismo, drogas, tabagismo, além de doenças, como hipertensão e diabetes e alguns tipos de medicamentos, também contribuem para as disfunções sexuais e o comprometimento do desempenho sexual masculino.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de, pelo menos, 150 minutos de atividade física por semana. Ou seja, ao cuidar da sua saúde você estará prevenindo diversas doenças e ainda marca pontos para a vida sexual.
Quais os tipos de exercícios podem contribuir com desempenho sexual masculino?
A prática de atividade física regular ajuda a melhorar o fôlego e a resistência para a atividade sexual, além de elevar a autoestima.
A testosterona é um dos hormônios mais importantes para a manutenção da saúde, sendo responsável pela libido, regulação do humor, fortalecimento do sistema imune e ósseo, além de auxiliar na perda de gordura corporal e na formação de massa muscular.
Os exercícios físicos que aumentam a testosterona são os de alto impacto e resistência, como treino aeróbico, musculação, crossfit e funcional. O aeróbico estimula a produção de endorfina, dopamina e serotonina. Essas substâncias promovem bem-estar, melhoram a sensação de prazer e o humor e reduzem o estresse e a ansiedade. Com relação aos exercícios de força, quanto mais fortalecidos os músculos, maior será a facilidade para manter determinadas posições sexuais durante a relação.
No entanto, para que estes exercícios possam ter efeito no aumento da produção de testosterona, é necessário manter o peso adequado, dormir bem e ingerir quantidades adequadas de vitaminas e minerais.
Especialista em saúde sexual masculina em Brasília
O desempenho sexual masculino engloba diversos aspectos, mas é principalmente o resultado de uma combinação entre bem-estar físico e emocional. Por isso, estabelecer uma rotina saudável que envolva a prática regular de exercícios é importante.
Mas se há algum problema que incomode ou que venha atrapalhando o desempenho sexual masculino, é indicado que se busque orientação profissional.
1 Comentário. Deixe novo
Por ser paciente ortopédico encontro na caminhada um exercício adequado, inclusive para melhora do metabolismo, de uma maneira geral!