Ansiedade e ejaculação precoce: qual a relação?

Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um em cada três homens tem ejaculação precoce no Brasil. Trata-se de uma das disfunções sexuais mais comuns entre a população masculina, e a ansiedade é a sua principal causa.

Como em um ciclo, a ansiedade vai aumentando conforme os episódios de ejaculação precoce vão se repetindo, levando o homem a ficar completamente insatisfeito e inseguro antes, durante e depois de uma relação sexual.

Isso ocorre pela preocupação do homem em agradar sua parceira(o) pois, muitas vezes, especialmente na adolescente, a inexperiência pode atrapalhar o momento de intimidade e antecipar o orgasmo. Isso prejudica, inclusive, o próprio relacionamento.

Diagnóstico

Em uma conversa sincera com o paciente, o médico vai considerar toda a sua história e preocupações durante o sexo. Além da ansiedade, deve levar em conta a dificuldade de manter uma ereção por mais de um minuto, a ejaculação antes do desejado e a constante insegurança no sexo.

Tratamento para ejaculação precoce

Ao fazer o diagnóstico da ejaculação precoce, especialmente relacionada à ansiedade, o médico deve indicar a ida a um psiquiatra para iniciar o tratamento com ansiolíticos. Além disso, os tratamentos atuais incluem terapia farmacológica, terapia tópica, intervenções comportamentais e tratamentos de medicina alternativa e complementar.

Vale ressaltar que uma das maneiras mais eficazes de resolver o problema é ter uma conversa honesta e sincera com sua parceira(o) sexual, contando suas inseguranças e medos relacionados ao assunto. Juntos, vocês conseguirão passar pelo problema com parceria e, com o tempo, a intimidade aumentará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana