fbpx

Como recuperar a ereção e tamanho do pênis após cirurgia para o câncer de próstata

A prostatectomia radical (PR) é um dos procedimentos curativos mais comumente utilizados para o tratamento do câncer de próstata. Porém, também há uma maior frequência de eventos adversos nos pacientes submetidos ao procedimento. Só para exemplificar, pacientes que passam por PR podem experimentar disfunção erétil e encolhimento do pênis. Por isso, uma das principais preocupações no consultório é como recuperar a ereção e tamanho do pênis após cirurgia para o câncer de próstata.

Como durante o procedimento a próstata é completamente retirada para evitar a evolução da doença, o encurtamento do pênis e, principalmente, a disfunção erétil (”impotência”) podem ocorrer, em decorrência de lesão no nervo e da atrofia dos “músculos” da ereção. Esta situação gera uma redução significativa na qualidade de vida relacionada à saúde destes homens.

A reabilitação peniana 

Desde 1997, o conceito de reabilitação peniana foi introduzido, e muitas abordagens terapêuticas foram tentadas com o objetivo de reduzir os efeitos adversos. Entre elas, podemos citar o uso de medicamentos orais ou de aplicação no interior da uretra, ou dentro dos corpos cavernosos — os músculos da ereção.

A terapia com uso da bomba de vácuo tornou-se uma proposta atraente, sendo usada junto com os medicamentos orais para ajudar na ereção, e também em casos de problemas com o tratamento medicamentoso, seja por contraindicações ou efeitos colaterais significativos. A bomba apresentou resultados eficazes para melhorar a ereção e manter o tamanho do pênis após a cirurgia para o câncer de próstata.

O tratamento para recuperar ereção e tamanho do pênis

O tratamento consiste no uso de um dispositivo que é acoplado ao pênis e, a partir de uma pressão negativa, estimula a entrada de sangue no órgão. Esta terapia deve ser realizada diariamente por 10 a 15 minutos. É um tratamento, na maioria dos casos, indolor e muito seguro.

O indicado é que a reabilitação com a bomba de vácuo comece o mais precoce possível, de preferência, entre o sétimo e trigésimo dia após a retirada da sonda. Assim, bomba de vácuo tornou-se peça fundamental para o homem com câncer de próstata submetido à cirurgia, podendo ajudá-lo a recuperar a ereção e o tamanho do pênis.

O Dr. Homero Ribeiro

Dr. Homero Ribeiro é médico urologista com enfoque em andrologia e sexologia. Especializado em saúde sexual masculina, possui amplo conhecimento de tratamentos clínicos e técnicas cirúrgicas reconhecidas internacionalmente em medicina sexual.

Post anterior
Saiba quais medicamentos podem afetar os níveis de testosterona
Próximo post
Covid-19 pode causar dor nos testículos e disfunção sexual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
WhatsApp WhatsApp