Nasci com o pênis torto, e agora?

A curvatura peniana congênita, ou pênis torto congênito se manifesta por uma curvatura do pênis ereto. A causa da curvatura peniana congênita permanece desconhecida, mas parece que ocorre uma elasticidade excessiva em um aspecto do pênis em relação ao restante da haste peniana durante o desenvolvimento no útero.

Assim, por exemplo, no homem que tem uma curvatura ventral/para baixo, há mais elasticidade na superfície dorsal/superior do pênis que se expande mais do que a parte inferior durante a ereção, resultando na curvatura para baixo. 

É diferente da curvatura associada à doença de Peyronie, que pode ocorrer após trauma durante a atividade sexual e, portanto, é uma cicatriz adquirida da túnica albugínea causando curvatura, encurtamento e diminuição do pênis ereto.

O diagnóstico é feito pela história clínica do paciente que relata uma curvatura do pênis quando ele fica ereto, geralmente descoberto na adolescência. Eventualmente pode ser realizada uma ereção artificial e ultrassonografia doppler do pênis para avaliar o grau de curvatura e função erétil. Normalmente, não há dor com a ereção, não há nódulo palpável, mas pode haver desconforto durante a relação sexual devido à deformidade tanto para o paciente quanto para a parceira. 

Importante sempre avaliar a posição/saída da uretra, que em alguns casos pode estar na parte inferior do pênis – hipospádia. Felizmente, a maioria dos pacientes com curvatura congênita clássica apresentam um tamanho peniano considerado normal.

O tratamento é cirúrgico. Até o momento, nenhum tratamento não cirúrgico, incluindo medicamentos orais, injeções ou terapia tópica foi usado para corrigir a curvatura congênita.

14 Comentários. Deixe novo

  • Allan Lobato
    07/03/2021 01:19

    Bom dia Dr. Eu acabei de te mandar uma mensagem pelo insta, mas eu estou com tanta vergonha que vou falar por aqui.
    Meu nome é Allan Lobato, sou de Planaltina/DF. Fiz 25 anos agora em fevereiro e desde uns 14 anos eu notei que eu tinha o pênis torto e acredito que fimose. Ninguém praticamente sabe disso. Não é algo que me atrapalhou muito em relação a vida sexual, mas eu nunca me senti confortável por isso. Isso é uma das coisas que fizeram eu ter depressão desde essa época e até hoje. Não tem um dia que eu não lembro disso e fico triste, ou como em março de 2019, ter tentado tirar minha vida com medicamento por não suportar mais tantas coisas e por essa doença também. Eu to aqui digitando isso quase chorando, porque eu não sei mais o que fazer. Me formei em design gráfico agora em dezembro de 2020 pela UNIP, e meu sonho é me livrar desse problema, só que eu não estou conseguindo ter o dinheiro suficiente e essa pandemia me atrapalhou mais ainda. Eu não faço nem ideia de quanto ficaria. A única coisa que eu sei é que eu não sei mais se consigo conviver com isso mais tempo, porque é eu lembrar e ficar mal. Eu sei que isso ia mudar a qualidade da minha vida, esquecer alguns traumas e seguir em frente. Não faço ideia se vai me responder, mas isso eu estou praticamente implorando por ajuda. Eu não sei mais onde recorrer o que fazer. Se você pudesse me ajudar eu trabalharia para você editando video, fazendo arte, motion o resto da minha vida, sem te cobrar nada. Eu só quero uma ajuda, só isso. Não sei mais o que fazer.
    Qualquer coisa meu whatsapp é esse 61992092019.

    Que Deus te abençoe e te guie hoje e sempre.

    Responder
    • Olá! Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 99384-6628 para saber mais informações.

      Responder
  • Tenho uma curvatura para esquerda e ejaculação precoce… gostaria de saber se tem como resolver os dois problemas.. pq isso me incomoda muito e minha parceira tbm… quanto custa uma cirurgia pra correção do pênis?

    Responder
    • Olá! Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 99384-6628 para saber mais informações.

      Responder
  • Manoel Vitor Freire da Silva
    08/05/2021 23:35

    Tenho o pênis curvo pro lado esquerdo e um pouco pra baixo.

    Responder
  • Eu acho que nasci com o penis torto porque eu to vendo isso agora na minha adolecencia

    Responder
  • Eu estou na fazer da adolescência e meu pênis realmente é torto para baixo uma curvatura bem grande , teria como resolver isso manualmente ou apenas uma cirurgia pode resolver esse problema ?

    Responder
  • Pedro Henrique Ribeiro Rocha
    09/11/2021 12:37

    Tenho uma curva pro lado esquerdo e isso incomoda muito,queria saber um jeito de ficar normal mais sem cirurgia

    Responder
  • Alguem tem penis curvado para a direita ? rsrs
    O meu é para esquerda.

    Responder
    • dr.homeroribeiro
      28/08/2023 10:16

      Olá! Agradeço seu comentário. Essas informações não substituem uma consulta médica, portanto, para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta você pode entrar em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797

      Responder
  • Tenho o penis torto desde que nasci e a curvatura nao é muito pequena e tenho 14 anos até aos 18 anos é possível desentortar?? E se nao desentortar há alg problema

    Responder
    • dr.homeroribeiro
      26/01/2024 14:48

      Olá! Agradeço seu comentário. Essas informações não substituem uma consulta médica, portanto, para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta você pode entrar em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana