fbpx

Nasci com o pênis torto, e agora?

A curvatura peniana congênita, ou pênis torto congênito se manifesta por uma curvatura do pênis ereto. A causa da curvatura peniana congênita permanece desconhecida, mas parece que ocorre uma elasticidade excessiva em um aspecto do pênis em relação ao restante da haste peniana durante o desenvolvimento no útero.

Assim, por exemplo, no homem que tem uma curvatura ventral/para baixo, há mais elasticidade na superfície dorsal/superior do pênis que se expande mais do que a parte inferior durante a ereção, resultando na curvatura para baixo. 

É diferente da curvatura associada à doença de Peyronie, que pode ocorrer após trauma durante a atividade sexual e, portanto, é uma cicatriz adquirida da túnica albugínea causando curvatura, encurtamento e diminuição do pênis ereto.

O diagnóstico é feito pela história clínica do paciente que relata uma curvatura do pênis quando ele fica ereto, geralmente descoberto na adolescência. Eventualmente pode ser realizada uma ereção artificial e ultrassonografia doppler do pênis para avaliar o grau de curvatura e função erétil. Normalmente, não há dor com a ereção, não há nódulo palpável, mas pode haver desconforto durante a relação sexual devido à deformidade tanto para o paciente quanto para a parceira. 

Importante sempre avaliar a posição/saída da uretra, que em alguns casos pode estar na parte inferior do pênis – hipospádia. Felizmente, a maioria dos pacientes com curvatura congênita clássica apresentam um tamanho peniano considerado normal.

O tratamento é cirúrgico. Até o momento, nenhum tratamento não cirúrgico, incluindo medicamentos orais, injeções ou terapia tópica foi usado para corrigir a curvatura congênita.

Post anterior
Medicamentos para ereção: efeitos colaterais comuns
Próximo post
Suplemento natural para ejaculação precoce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
WhatsApp WhatsApp