fbpx

Causa orgânica para a ejaculação precoce: como estão seus hormônios?

Quando o homem sofre de ejaculação precoce, a primeira pergunta costuma ser sobre as causas. É psicológico ou físico? Na maioria das vezes, são os dois. Não existe uma causa única para o problema de ejaculação precoce, mas vários fatores de risco podem desencadear o problema ou piorá-lo. 

A associação entre o controle endócrino e o reflexo ejaculatório ainda não está completamente elucidada, mas se sabe que o desequilíbrio de alguns hormônios pode causar a ejaculação precoce.

Em modelos animais, níveis mais elevados de testosterona são capazes de suprimir a serotonina – o mais importante neurotransmissor envolvido no controle da ejaculação – levando a um desenvolvimento de ejaculação precoce.

Ainda não se sabe ao certo se em humanos os níveis elevados de testosterona favorecem ejaculação rápida, mas o contrário é bem estabelecido, que deficiência de testosterona pode causar retardo na ejaculação.

Outro hormônio que pode ser a causa orgânica da ejaculação precoce é a prolactina. Seus níveis baixos podem alterar a via neurológica envolvendo a serotonina e seus receptores, causando ejaculação rápida.

É conhecido também que pacientes portadores de hipertireoidismo – excesso de hormônios produzidos pela tireóide – têm mais chance de desenvolver ejaculação precoce.

Outros hormônios como o estrogênio e ocitocina também desempenham um papel no mecanismo de ejaculação masculina.

Se você suspeita que a causa da ejaculação precoce possa ser hormonal, procure um urologista especialista em saúde sexual para a realização de exames e planejamento de um tratamento eficaz e individualizado.

Post anterior
Quais hormônios podem causar impotência além da testosterona
Próximo post
Medicamentos para ereção: efeitos colaterais comuns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
WhatsApp WhatsApp