Causa orgânica para a ejaculação precoce: como estão seus hormônios?

Quando o homem sofre de ejaculação precoce, a primeira pergunta costuma ser sobre as causas. É psicológico ou físico? Na maioria das vezes, são os dois. Não existe uma causa única para o problema de ejaculação precoce, mas vários fatores de risco podem desencadear o problema ou piorá-lo. 

A associação entre o controle endócrino e o reflexo ejaculatório ainda não está completamente elucidada, mas se sabe que o desequilíbrio de alguns hormônios pode causar a ejaculação precoce.

Em modelos animais, níveis mais elevados de testosterona são capazes de suprimir a serotonina – o mais importante neurotransmissor envolvido no controle da ejaculação – levando a um desenvolvimento de ejaculação precoce.

Ainda não se sabe ao certo se em humanos os níveis elevados de testosterona favorecem ejaculação rápida, mas o contrário é bem estabelecido, que deficiência de testosterona pode causar retardo na ejaculação.

Outro hormônio que pode ser a causa orgânica da ejaculação precoce é a prolactina. Seus níveis baixos podem alterar a via neurológica envolvendo a serotonina e seus receptores, causando ejaculação rápida.

É conhecido também que pacientes portadores de hipertireoidismo – excesso de hormônios produzidos pela tireóide – têm mais chance de desenvolver ejaculação precoce.

Outros hormônios como o estrogênio e ocitocina também desempenham um papel no mecanismo de ejaculação masculina.

Se você suspeita que a causa da ejaculação precoce possa ser hormonal, procure um urologista especialista em saúde sexual para a realização de exames e planejamento de um tratamento eficaz e individualizado.

6 Comentários. Deixe novo

  • Tomo o pré-hormonal Testo-Gh, ele pode ser um dos causadores da ejaculação precoce?

    Responder
    • dr.homeroribeiro
      22/11/2022 10:00

      Olá ! Agradecemos seu comentário. Para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797.

      Responder
  • José Renan de Sousa Silva
    27/11/2022 14:53

    Tou sofrendo muito de ejaculação precose queria satisfazer minha esposa e deixa meu pênis médio tanbem só fica grande quando ele fica duro e gozo muito rápido queria demora

    Responder
    • dr.homeroribeiro
      15/12/2022 13:12

      Olá ! Agradecemos seu comentário. Para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797.

      Responder
    • Abner Lopes Cardoso
      31/10/2023 19:21

      Não ejaculo a muito tempo. Tenho muita dificuldade em contratar minha glicose. Em exames recente a PROLACTINA tá aumentada 25,2 ng/mL e Luteinizante 8,83 mUI/mL.
      Testosterona total 469,82ng/dL

      Preciso de Ajuda

      Responder
      • dr.homeroribeiro
        23/11/2023 14:53

        Olá! Agradeço seu comentário. Essas informações não substituem uma consulta médica, portanto, para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta você pode entrar em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797

        Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana