Uma doença rara que pode causar curvatura no pênis

Um pênis torto quando ereto e a presença de fibrose pode significar que você tem a doença de Peyronie, condição caracterizada pelo excesso de cicatrização nas câmaras de ereção do pênis – os corpos cavernosos –, restringindo o aumento normal que acompanha a ereção.

A causa exata dessa cicatrização inadequada ainda é incerta, mas se acredita que resulta da presença de uma suscetibilidade genética combinada com microtraumas no pênis ereto.

Em 1828 foi reconhecida pela primeira vez a associação entre a doença de Peyronie e a doença de Dupuytren, condição genética caracterizada pelo desenvolvimento de nódulos, fibrose e contratura dos dedos, principalmente o dedo anelar. A prevalência dessa doença em diferentes localizações geográficas é extremamente variável (0,2-56%). De acordo com a literatura, há uma chance de 3 a 15% de que um homem com a doença de Dupuytren tenha a doença de Peyronie.

Os sintomas da contratura de Dupuytren são:

  1. Nódulos na palma da mão, que progridem e formam “cordas” na área afetada;

  2. Dificuldade em abrir os dedos afetados;

  3. Dificuldade em pousar a mão devidamente aberta em uma superfície plana, como em uma mesa, por exemplo.

Assim, se você tem algum desses sintomas e apresenta alguma deformidade e curvatura no pênis, procure uma avaliação médica especializada. O urologista especialista em saúde sexual masculina é o profissional capaz de realizar essa avaliação e propor um tratamento.

2 Comentários. Deixe novo

  • João Carlos Barboza Coitinho
    29/10/2023 12:09

    Apareceu nódulos na mão esquerda , não conseguindo abrir totalmente, por vezes com dor , ao mesmo tempo apareceu problema anelar no pênis diminuiu consideravelmente . Fiz raspagem na bexiga por motivo de cistos seria o motivo.

    Responder
    • dr.homeroribeiro
      30/10/2023 14:38

      Olá! Agradeço seu comentário. Essas informações não substituem uma consulta médica, portanto, para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta você pode entrar em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana