fbpx

Creme, spray e preservativo para o tratamento da ejaculação precoce

A ejaculação precoce (EP) é um dos problemas sexuais mais comuns que afetam os homens. Atualmente é definida pela Sociedade Internacional de Medicina Sexual como a ejaculação: 

  • Que sempre ou quase sempre ocorre antes ou dentro de 1 minuto depois da penetração vaginal (EP primária ou ao longo da vida) ou em menos 3 minutos (EP secundária ou adquirida); 
  • Com incapacidade para retardar em todas ou quase todas as penetrações vaginais; 
  • E que cause angústia pessoal com consequências negativas, como estresse, aborrecimento, frustração e/ou fuga das relações sexuais.

Atualmente temos como opções de tratamento para a ejaculação precoce a terapia sexual, a ingestão de medicamentos orais e o uso de produtos tópicos, para aplicação no pênis na forma de spray, creme e preservativo.

A base para o uso da terapia tópica baseia-se no entendimento que uma das causas da ejaculação precoce seja a sensibilidade aumentada que alguns pacientes apresentam no pênis, e o uso desses medicamentos proporciona efeitos anestesiantes ou dessensibilizadores da região genital.

Dentre os medicamentos tópicos temos a combinação de anestésicos locais, principalmente lidocaína e prilocaína, que demonstraram ser mais eficazes. Existem duas formulações para o uso, uma em creme e outra em spray, ambas compostas por lidocaína e prilocaína em concentrações e veículos diferentes. 

Creme

Temos uma formulação em creme, comercialmente chamado EMLA – mistura eutética de creme anestésico local – que deve ser aplicada 20 minutos antes do contato sexual, em volta da glande e na pele do pênis, com estudos científicos mostrando um aumento de até 6 a 9 minutos no tempo para ejacular.

Para minimizar o risco de transferência do medicamento para a genitália do parceiro sexual, recomenda-se lavar cuidadosamente o pênis antes da relação sexual ou usar preservativo.

Spray

A formulação disponível em spray, é conhecido como TEMPE – mistura eutética tópica para a ejaculação precoce. Essa formulação apresenta a vantagem de usar a dose sob medida, tem início de ação mais rápido e com menos risco de “dormência” da pele do pênis, pois age mais especificamente na glande.

E outra vantagem é que não necessita usar preservativo para evitar o risco de transferência para o parceiro sexual. Estudos científicos demonstraram aumento em até 6x no tempo para ejacular.

 

Preservativo

Uma opção muito comum usada pelos homens são os preservativos de látex contendo uma camada de anestésico na parte interna, principalmente a benzocaína (um anestésico tópico menos potente), com opções variadas de tamanho e textura.

Entretanto, nenhum estudo científico compara os diferentes preservativos ou avalia a eficácia e os possíveis efeitos colaterais dessa opção de tratamento. 

Vantagens e desvantagens

Os possíveis efeitos colaterais do uso desse tratamento tópico para o tratamento da ejaculação precoce podem incluir diminuição da sensibilidade e do prazer, tanto para o paciente quanto para o parceiro. Além disso, podem levar à irritação, coceira e vermelhidão no pênis ou na vagina.

A vantagem dos agentes tópicos é que agem localmente e têm efeitos mínimos no corpo. Apresentam a possibilidade de serem usados sob demanda, ou seja, antes de uma relação sexual, e não como alguns medicamentos orais que têm de ser usados diariamente para alcançarem o resultado, e com efeitos colaterais indesejados.

Alguns pacientes podem não ter resultado com o uso de creme, spray ou preservativo para o tratamento da ejaculação precoce. Por isso, é importante o homem ser avaliado por um urologista, especialista em saúde sexual masculina, e em conjunto com seu médico definir o melhor tratamento para a sua ejaculação precoce.

Post anterior
6 motivos para todo homem com doença de Peyronie fazer a avaliação ultrassonográfica doppler do pênis
Próximo post
Impotência de pacientes com colesterol alto não é culpa do remédio

4 Comentários. Deixe novo

  • DIOGO TSUTOMU MIYASHIRO
    18/05/2021 11:09

    BOM DIA! ANESTÉSICO ANAL TAMBÉM SERVE PARA RETARDAR EJACULAÇÃO NO PENIS?

    Responder
    • homeribe
      28/07/2021 12:20

      Olá! Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 99384-6628 para saber mais informações.

      Responder
  • Mateus liyolifeni
    30/05/2021 10:04

    Muito boa tarde dr eu sou o senhor Mateus e estou localizado na Namíbia e tenho sofrido ajaculaçao precoce ates de 2 minutos e gostaria de saber se a uma solução pra acabar com isso?

    Obrigado por usar o seu tempo pra mim gostaria q o Dr me respondece obrigado e aguardo por uma resposta bom dia pra o senhor

    Responder
    • homeribe
      28/07/2021 12:16

      Olá! Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 99384-6628 para saber mais informações.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
WhatsApp WhatsApp