Creme, spray e preservativo para o tratamento da ejaculação precoce

A ejaculação precoce (EP) é um dos problemas sexuais mais comuns que afetam os homens. Atualmente é definida pela Sociedade Internacional de Medicina Sexual como a ejaculação: 

  • Que sempre ou quase sempre ocorre antes ou dentro de 1 minuto depois da penetração vaginal (EP primária ou ao longo da vida) ou em menos 3 minutos (EP secundária ou adquirida); 
  • Com incapacidade para retardar em todas ou quase todas as penetrações vaginais; 
  • E que cause angústia pessoal com consequências negativas, como estresse, aborrecimento, frustração e/ou fuga das relações sexuais.

Atualmente temos como opções de tratamento para a ejaculação precoce a terapia sexual, a ingestão de medicamentos orais e o uso de produtos tópicos, para aplicação no pênis na forma de spray, creme e preservativo.

A base para o uso da terapia tópica baseia-se no entendimento que uma das causas da ejaculação precoce seja a sensibilidade aumentada que alguns pacientes apresentam no pênis, e o uso desses medicamentos proporciona efeitos anestesiantes ou dessensibilizadores da região genital.

Dentre os medicamentos tópicos temos a combinação de anestésicos locais, principalmente lidocaína e prilocaína, que demonstraram ser mais eficazes. Existem duas formulações para o uso, uma em creme e outra em spray, ambas compostas por lidocaína e prilocaína em concentrações e veículos diferentes. 

Creme

Temos uma formulação em creme, comercialmente chamado EMLA – mistura eutética de creme anestésico local – que deve ser aplicada 20 minutos antes do contato sexual, em volta da glande e na pele do pênis, com estudos científicos mostrando um aumento de até 6 a 9 minutos no tempo para ejacular.

Para minimizar o risco de transferência do medicamento para a genitália do parceiro sexual, recomenda-se lavar cuidadosamente o pênis antes da relação sexual ou usar preservativo.

Spray

A formulação disponível em spray, é conhecido como TEMPE – mistura eutética tópica para a ejaculação precoce. Essa formulação apresenta a vantagem de usar a dose sob medida, tem início de ação mais rápido e com menos risco de “dormência” da pele do pênis, pois age mais especificamente na glande.

E outra vantagem é que não necessita usar preservativo para evitar o risco de transferência para o parceiro sexual. Estudos científicos demonstraram aumento em até 6x no tempo para ejacular.

 

Preservativo

Uma opção muito comum usada pelos homens são os preservativos de látex contendo uma camada de anestésico na parte interna, principalmente a benzocaína (um anestésico tópico menos potente), com opções variadas de tamanho e textura.

Entretanto, nenhum estudo científico compara os diferentes preservativos ou avalia a eficácia e os possíveis efeitos colaterais dessa opção de tratamento. 

Vantagens e desvantagens

Os possíveis efeitos colaterais do uso desse tratamento tópico para o tratamento da ejaculação precoce podem incluir diminuição da sensibilidade e do prazer, tanto para o paciente quanto para o parceiro. Além disso, podem levar à irritação, coceira e vermelhidão no pênis ou na vagina.

A vantagem dos agentes tópicos é que agem localmente e têm efeitos mínimos no corpo. Apresentam a possibilidade de serem usados sob demanda, ou seja, antes de uma relação sexual, e não como alguns medicamentos orais que têm de ser usados diariamente para alcançarem o resultado, e com efeitos colaterais indesejados.

Alguns pacientes podem não ter resultado com o uso de creme, spray ou preservativo para o tratamento da ejaculação precoce. Por isso, é importante o homem ser avaliado por um urologista, especialista em saúde sexual masculina, e em conjunto com seu médico definir o melhor tratamento para a sua ejaculação precoce.

8 Comentários. Deixe novo

  • DIOGO TSUTOMU MIYASHIRO
    18/05/2021 11:09

    BOM DIA! ANESTÉSICO ANAL TAMBÉM SERVE PARA RETARDAR EJACULAÇÃO NO PENIS?

    Responder
    • Olá! Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 99384-6628 para saber mais informações.

      Responder
    • Joel Teixeira filho
      11/05/2022 08:10

      Opa bom dia
      Voce ja faz o uso desse medicamento resolve mesmo ? Fala pra nos ai

      Responder
  • Mateus liyolifeni
    30/05/2021 10:04

    Muito boa tarde dr eu sou o senhor Mateus e estou localizado na Namíbia e tenho sofrido ajaculaçao precoce ates de 2 minutos e gostaria de saber se a uma solução pra acabar com isso?

    Obrigado por usar o seu tempo pra mim gostaria q o Dr me respondece obrigado e aguardo por uma resposta bom dia pra o senhor

    Responder
    • Olá! Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 99384-6628 para saber mais informações.

      Responder
  • Boa a noite!!! Sou antonio usei um produto spray pra retarda foi muito bom ba hora mais no outro dia meu pênis ficou igual celular só vibrando estou comedo. Usei deep easy será q e normal

    Responder
    • dr.homeroribeiro
      15/12/2022 13:11

      Olá! Para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797.

      Responder
  • Uso do deep easy spray no pênis causa vibração como.se fosse celular vibrando

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana