O que determina o tamanho do pênis?

Embora mais de 90% dos homens tenham pênis de tamanho médio, a ansiedade e preocupação associadas à opinião dos parceiros sexuais ainda é enraizada. O primeiro fator determinante é a genética, que também interfere na altura do homem, além de fatores hormonais, que também são de suma importância nessa questão.

A testosterona, principal hormônio sexual, interfere muito no desenvolvimento do pênis e testículos, durante a infância e adolescência. Por isso, durante a puberdade, consultar um urologista faz parte do processo de entendimento do próprio corpo e é importante para, se for o caso, diagnosticar falhas na produção de testosteronas, o que pode trazer consequências.

Tamanho peniano no frio

É comum que o pênis diminua em certos meses do ano, quando as temperaturas caem. Isso ocorre porque, no interior do órgão há um músculo que se contrai com o frio, o que faz com que o “amigão” fique menor. A intenção é reter energia e sangue para outros órgãos e tecidos do corpo, mas não se preocupe. O encolhimento não dura muito tempo!

Além disso, o encolhimento também tem suas vantagens. O corpo é programado para preservar calor e energia no frio, canalizando seus recursos para manter o fluxo de sangue no meio do corpo. Assim, pênis e testículos sobem mais para perto do resto do corpo, para que consigam se manter aquecidos durante a fase fria.

 

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana