Cuidados após uma vasectomia são indispensáveis para uma boa recuperação

A vasectomia é um método de esterilização masculina, uma opção buscada por homens que não desejam mais ter filhos. O procedimento é minimamente invasivo e visa interromper o ducto deferente, que é o canal responsável por levar os espermatozóides dos testículos para a próstata. Isso impede a fertilização durante o ato sexual.

O procedimento cirúrgico da vasectomia é considerado simples, por isso na maioria das vezes não há necessidade de internação hospitalar. No entanto, os cuidados após uma vasectomia são indispensáveis durante o processo pós-operatório.

O repouso após uma vasectomia é extremamente necessário. É importante evitar dirigir,  praticar exercícios físicos, atividades que exijam muita força e  relações sexuais nos primeiros 7 a 14 dias do processo de recuperação. O retorno ao trabalho normalmente acontece após 3 a 5 dias, isso vai depender da atividade que o paciente atua.

Há risco de alguma complicação caso os cuidados após uma vasectomia não sejam seguidos?

Se o paciente não seguir as recomendações médicas com relação aos cuidados após uma vasectomia, pode, sim, ocorrer alguns problemas. As complicações mais comuns são: dor na bolsa escrotal, pequenos hematomas ou mesmo infecção na incisão. No entanto,não é algo para o paciente se assustar, uma vez que essas complicações podem ser controladas com o repouso e medicamentos.

Alguns pacientes relatam desconforto e excesso de sensibilidade nos primeiros dias após a vasectomia, devido a cicatrização, principalmente ao sentar ou caminhar. Para diminuir a dor na região do procedimento ou até mesmo evitar algum processo inflamatório, o médico pode prescrever antibióticos e antiinflamatórios, além de recomendar compressas de água gelada no local. Os pontos não precisam ser retirados pois eles caem sozinhos, mas o curativo deve ser trocado duas vezes ao dia, com higienização do local com solução tópica.

É importante ressaltar que após a vasectomia, deve­-se continuar com os métodos contraceptivos até a realização do exame do esperma. Os segmentos dos ductos deferentes localizados acima dos locais onde foram fechados permanecem com espermatozoides durante um período variável de tempo, em geral 20 ejaculações.

Para realizar o procedimento da vasectomia ou sanar quaisquer dúvidas é preciso buscar um especialista. A vasectomia é um dos procedimentos realizados pelo Dr. Homero Ribeiro, médico urologista com atuação em medicina sexual masculina. Agende uma consulta em Brasília através do contato (61) 99384-6628 (WhatsApp) ou ( 61) 3554-8797.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana