Saiba mais sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença exclusivamente masculina que acomete, geralmente, homens acima dos 50 anos. Esse é um problema muito comum que, caso não seja diagnosticado e tratado da maneira correta, pode levar o paciente a óbito.

Muitos homens, por não possuírem o hábito de ir ao médico, acabam descobrindo que estão com o câncer apenas quando ela já está em fase avançada ou quando já sofreu metástase, ou seja, a doença já se espalhou para outros órgãos.

Outro motivo para o atraso no diagnóstico pode estar relacionado ao fato de que essa doença, em sua fase inicial, não tem o costume de deixar sintomas.

Por esse motivo é importante que, além de estar com os exames preventivos em dia, o homem saiba quais fatores de risco podem facilitar o surgimento desse tipo de câncer.

Entre estes fatores podemos citar:

Histórico familiar: Estudos mostram que 10% dos casos de câncer de próstata no mundo surgiram devido ao histórico familiar.

Idade: Homens acima dos 50 anos são mais propensos a desenvolver a doença. De maneira geral, 60% dos casos acontecem com pessoas acima dos 65 anos.

Raça: O câncer de próstata é mais frequentes em homens negros ou com descendência africana e/ou caribenha.

Por esse motivo, é importante que o cuidado com a saúde masculina seja feito o ano todo, não apenas durante a campanha do Novembro Azul.

Cuide do que você tem de mais precioso: sua saúde.

Tratamento urológico em Brasília

O Dr. Homero Ribeiro é Médico Urologista especializado em Medicina Sexual Masculina, possuindo conhecimento e experiência em técnicas de Cirurgia Peniana e tratamentos para as disfunções sexuais masculinas. Agende sua consulta em Brasília.