Como e por que o Diabetes prejudica a ereção?

Quando se fala em causas físicas para os problemas de ereção, o diabetes é a segunda causa mais comum de disfunção erétil, ficando atrás apenas das causas vasculares. Nos EUA, em 2012, cerca de 15,5 milhões de homens americanos tinham diabetes e 50% deles tinham problemas sexuais causados por essa enfermidade.

A disfunção erétil (DE) ocorre 10 a 15 anos mais cedo, nesses casos, do que em homens sem diabetes e é mais grave e menos responsiva ao tratamento oral do que em pacientes sem a doença.

A ereção peniana normal requer:

1. Aumento no fluxo de sangue das artérias para o interior do pênis mediado por neurotransmissores;
  2. Relaxamento do músculo do pênis;
  3. “Contenção” no pênis desse sangue que chegou (pela restrição de fluxo/retorno de sangue pelas veias do pênis).

Então como e por que o Diabetes prejudica a ereção?

Pelo simples fato de que o Diabetes altera esses 3 mecanismos essenciais para iniciar e manter uma rigidez peniana adequada.

O Diabetes é um estado inflamatório crônico que resulta em danos ao endotélio vascular do pênis prejudicando a liberação de óxido nítrico (NO) em homens com DE. A biodisponibilidade reduzida do NO resulta, portanto, em vasoconstrição e aterosclerose, diminuindo o fluxo arterial para o pênis.

Esse estado inflamatório crônico leva a uma fibrose do músculo dificultando o relaxamento normal do músculo que resulta em “contenção” ineficaz de sangue dentro do pênis.

Outro dado é que até 60% a 70% dos homens diabéticos têm neuropatia, o que impede a ativação neurogênica das ereções.

O problema de ereção é prevalente em homens com diabetes e com tendência a disfunção erétil grave. Todos os homens diabéticos devem ser avaliados quanto a esse problema para modificar o risco e melhorar a função erétil o mais rápido possível.

Tratamento urológico em Brasília

O Dr. Homero Ribeiro é Médico Urologista especializado em Medicina Sexual Masculina, possuindo conhecimento e experiência em técnicas de Cirurgia Peniana e tratamentos para as disfunções sexuais masculinas. Agende sua consulta em Brasília.