Saiba como prevenir as IST’s

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 milhão de pessoas são infectadas por alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) todos os dias no mundo. No Brasil, pesquisas recentes constataram que 11% dos homens já contraíram algum tipo de IST, o que reflete uma vida sexual sem os cuidados recomendados pelos médicos.

Abaixo, saiba como prevenir as IST’s:

Use camisinha

É um fato: o uso do preservativo é o método mais acessível e eficaz na luta contra as IST’s. Seu uso é recomendado em todas as relações sexuais, mesmo entre pessoas que possuem um relacionamento estável. Além de prevenir certas doenças, usar camisinha também evita uma possível gravidez indesejada.

Atente-se para a higiene

Algumas doenças, como o HIV, por exemplo, podem ser transmitidas não só através do contato sexual. Por isso, exija equipamentos descartáveis e esterilizados em consultórios médicos, barbearias e salões de beleza. Além disso, nunca compartilhe lâminas.

Mantenha sua vacinação em dia

Algumas doenças podem ter consequências graves, como o HPV e a Hepatite B, por exemplo. Mas, nestes casos, existe vacina disponível no SUS e na rede particular. Manter a vacinação em dia é fundamental para evitar doenças.

Realize exames regularmente

Não só para prevenir as IST’s, mas também para ter uma vida saudável, duradoura e feliz, os exames regulares são imprescindíveis e devem fazer parte da sua rotina. Não adie o cuidado com a sua saúde.

Tratamento para IST’s em Brasília

O Dr. Homero Ribeiro é Médico Urologista especializado em Medicina Sexual Masculina, possuindo conhecimento e experiência em técnicas de Cirurgia Peniana e tratamentos para as disfunções sexuais masculinas. Agende sua consulta em Brasília.