Saiba mais sobre a infertilidade masculina

Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que os homens são os responsáveis por quase metade de todos os casos de infertilidade. Os números chegam a 40% e refletem, entre outras causas, uma baixa adesão dos homens às recomendações médicas, como fazer o acompanhamento urológico anual.

Abaixo, saiba quais são os vilões da fertilidade masculina:

Cigarro

Os malefícios do cigarro são diversos e, entre eles, está a infertilidade. Isso porque as substâncias do cigarro afetam a qualidade do sêmen, o que, consequentemente, prejudicam a fertilidade natural e pioram os tratamentos de reprodução assistida. Evite!

Anabolizantes

O uso excessivo e prolongado de anabolizantes pode desregular a produção de hormônios e ter consequências negativas sobre a fertilidade masculina. Além de reduzir o número de espermatozoides, a prática pode causar diversos outros problemas de saúde.

Produtos químicos

A mistura de ingredientes químicos pode fomentar a infertilidade, pois desregula os hormônios responsáveis pelos espermatozoides. As fórmulas químicas presentes em alguns produtos estão associadas às mudanças no desenvolvimento testicular e na qualidade do esperma.

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)

Nos homens, as IST’s podem causar uma inflamação grave nos testículos, o que afeta diretamente os hormônios masculinos e a produção de espermatozoides. Por isso, usar preservativo em todas as relações sexuais é imprescinvídel, sendo o método mais eficaz para evitar tais doenças.

Idade avançada

É um fato: a partir dos 50 anos, a quantidade e qualidade dos espermatozoides tende a decair. Por isso, o ideal é se planejar e tentar ter filhos antes dessa idade, para evitar possíveis complicações.

Tratamento urológico em Brasília

O Dr. Homero Ribeiro é Médico Urologista especializado em Medicina Sexual Masculina, possuindo conhecimento e experiência em técnicas de Cirurgia Peniana e tratamentos para as disfunções sexuais masculinas. Agende sua consulta em Brasília.