Ereções dolorosas relacionadas ao sono

Os homens podem ter entre três e cinco ereções enquanto dormem. Essas ereções não são dolorosas, não são resultado de estímulo sexual e não são motivo de preocupação. No entanto, pacientes com a condição relacionada ao sono, geralmente, acordam com uma tumescência dolorida que pode durar até uma hora. Com frequência, o problema ocorre durante episódios de sono com movimentos oculares rápidos (REM), levando a despertares frequentes e fragmentação do sono REM.

Quais as causas das ereções dolorosas relacionadas ao sono?

As ereções dolorosas relacionadas ao sono podem desencadear quadros de ansiedade, tensão, irritabilidade e fadiga diurna. Mas, normalmente, os pacientes com a condição não relatam dor durante as ereções associadas à atividade sexual.

Não se sabe ao certo por que as ereções dolorosas ocorrem. Elas não parecem estar ligadas a condições específicas de saúde, disfunção sexual ou níveis de testosterona. Entretanto, algumas pesquisas sugerem que a hipertonia dos músculos do assoalho pélvico pode estar envolvida nos episódios.

Como é o tratamento?

O tratamento com o relaxante muscular Baclofeno melhorou os sintomas por um curto período de tempo para alguns homens, mas nem sempre a longo prazo. Em menor grau, o medicamento Clonazepam apresentou resultados visíveis. A realização de fisioterapia do assoalho pélvico mostrou-se eficaz, mas ainda são necessárias mais pesquisas.

Se você apresenta um quadro semelhante procure um urologista.

O Dr. Homero Ribeiro

Dr. Homero Ribeiro é médico urologista com enfoque em andrologia e sexologia. Especializado em medicina sexual masculina, possui amplo conhecimento de tratamentos clínicos e técnicas cirúrgicas reconhecidas internacionalmente em medicina sexual.