Ereções dolorosas relacionadas ao sono

Os homens podem ter entre três e cinco ereções enquanto dormem. Essas ereções não são dolorosas, não são resultado de estímulo sexual e não são motivo de preocupação. No entanto, pacientes com a condição relacionada ao sono, geralmente, acordam com uma tumescência dolorida que pode durar até uma hora. Com frequência, o problema ocorre durante episódios de sono com movimentos oculares rápidos (REM), levando a despertares frequentes e fragmentação do sono REM.

Quais as causas das ereções dolorosas relacionadas ao sono?

As ereções dolorosas relacionadas ao sono podem desencadear quadros de ansiedade, tensão, irritabilidade e fadiga diurna. Mas, normalmente, os pacientes com a condição não relatam dor durante as ereções associadas à atividade sexual.

Não se sabe ao certo por que as ereções dolorosas ocorrem. Elas não parecem estar ligadas a condições específicas de saúde, disfunção sexual ou níveis de testosterona. Entretanto, algumas pesquisas sugerem que a hipertonia dos músculos do assoalho pélvico pode estar envolvida nos episódios.

Como é o tratamento?

O tratamento com o relaxante muscular Baclofeno melhorou os sintomas por um curto período de tempo para alguns homens, mas nem sempre a longo prazo. Em menor grau, o medicamento Clonazepam apresentou resultados visíveis. A realização de fisioterapia do assoalho pélvico mostrou-se eficaz, mas ainda são necessárias mais pesquisas.

Se você apresenta um quadro semelhante procure um urologista.

O Dr. Homero Ribeiro

Dr. Homero Ribeiro é médico urologista com enfoque em andrologia. Especializado em medicina sexual masculina, possui amplo conhecimento de tratamentos clínicos e técnicas cirúrgicas reconhecidas internacionalmente em medicina sexual.

7 Comentários. Deixe novo

  • Bom dia,

    Uso medicamentos para ansiedade Alprazolam 1MG e Pondera XR 25MG e medicamento para hipertensão losartana potássica 50MG, e algum tempo tenho alguns problemas com sono, acordo mínimo 4 vezes a noite com pênis ereto sem conexão com desejo sexual, eu tenho que ficar um pouco acordado para que meu pênis volte ao seu estado normal, depois pego sono novamente sono profundo e meu pênis volta a ereto, é uma ereção somente da parte do pênis ruim dolorida, eu tenho a impressão que pode estar ligado ao uso dos medicamentos, minha qualidade de vida está baixa devido à instabilidade no meu sono!

    Responder
  • Amílcar cremonese
    11/02/2023 04:49

    Tenho o mesmo problema relatado acima

    Responder
    • dr.homeroribeiro
      14/02/2023 08:50

      Olá! Agradecemos seu comentário. Para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797.

      Responder
    • Tenho 40 anos e estou os mesmos sintomas do comentário acima, acordo dezenas de vezes a noite toda com o pênis ereto, é todo dia e já faz um ano, não sei mais o que fazer. Meu medico me passou Amytril 10mg, ajuda a dormir mas mesmo assim acordo a noite toda. Gostaria de saber se alguém já descobriu a causa. Grato

      Responder
      • dr.homeroribeiro
        23/05/2023 08:28

        Olá ! Agradecemos seu comentário. Essas informações não substituem uma consulta médica, portanto, para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797

        Responder
  • Reynaldo José Terzini
    23/08/2023 16:15

    Preciso saber se a avaliação on line substitui a avaliação ao vivo.Moro em Peruibe , a consulta e cara e não sei até que ponto irá resolver o meu problema.Desde já agradeço a resposta.

    Responder
    • dr.homeroribeiro
      28/08/2023 10:13

      Olá! Agradeço seu comentário. Essas informações não substituem uma consulta médica, portanto, para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta você pode entrar em contato pelos telefones: (61) 9 9384-6628 — (61) 3554-8797

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana