Disfunção erétil pode ser sinal de problemas cardíacos

Tempo de leitura: 2 minutos e 25 segundos

Um estudo chinês mostrou que a impotência sexual está relacionada a um risco 59% maior de doenças do coração. Isso mesmo, a disfunção erétil pode ser um dos primeiros sinais de problemas cardíacos, pois mostra que o fluxo sanguíneo do organismo está deficiente.

O que é a disfunção erétil?

Também conhecida como impotência sexual, a disfunção erétil é a incapacidade permanente de o homem atingir ou manter a ereção para o ato sexual satisfatório. O problema pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum após os 40 anos. Ou seja, uma de suas principais causas é o envelhecimento. Mas também podem levar à disfunção erétil uso de drogas, álcool e alguns medicamentos, tabagismo, obesidade, problemas psicológicos e doenças crônicas. 

Impotência e risco de doenças cardíacas

A pesquisa realizada pelo The Second Affiliated Hospital, da Universidade de Nanchang, na China, mostrou que a impotência também aumenta em mais de 30% o risco de derrame e morte prematura. O perigo é ainda maior para homens com disfunção erétil que são diabéticos, fumam e/ou têm mais de 55 anos. 

Tanto a impotência quanto as doenças cardíacas são comumente causadas pela aterosclerose — a formação de placas na parede das artérias, que causa estreitamento e consequente diminuição do fluxo de sangue no vaso. Como as artérias do pênis são menores, a disfunção erétil pode se apresentar antes dos primeiros sintomas de problemas cardíacos. 

Como se prevenir? 

É preciso que os exames de saúde sexual façam parte do check-up regular do homem. Além disso, evitar o tabaco, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada e, se necessário, perder peso são recomendações para quem quer se prevenir contra os dois problemas. 

Consulte sempre um especialista

O tratamento da disfunção erétil é individualizado e direcionado, permitindo que o paciente, ou o casal, faça uma escolha esclarecida sobre o melhor tratamento para a satisfação sexual. O Dr. Homero Ribeiro é especialista em saúde sexual masculina e possui amplo conhecimento de tratamentos e técnicas cirúrgicas reconhecidas internacionalmente em medicina sexual. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Siga-me no Instagram

Dr. Homero Ribeiro

Urologista em Brasília

CRM-DF 15092 | RQE 13443

Disfunção erétil
Reposição hormonal
Ejaculação precoce
Doença de Peyronie
Prótese peniana