Pressão alta pode causar impotência?

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, pode causar danos às paredes das artérias levando o risco de uma pessoa desenvolver acúmulo de placas e aterosclerose (endurecimento das artérias).

Isso pode acontecer em qualquer parte do corpo, e no pênis quando não há fluxo de sangue suficiente pode causar a impotência (disfunção erétil – D.E). Estudos mostram que a aterosclerose causa cerca de 40% de D.E em homens com mais de 50 anos.

Medicamentos para Hipertensão
Medicamentos prescritos para controlar a hipertensão arterial, como diuréticos e betabloqueadores, também foram associados à disfunção erétil. Às vezes, uma mudança na medicação é tudo o que é necessário para melhorar as ereções.

Uma avaliação conjunta do urologista e do cardiologista pode ajudá-lo a decidir se uma mudança na medicação é necessária. Alguns medicamentos são menos propensos a causar D.E do que outros, mas a decisão em conjunto é necessária para decidir a melhor opção.

Diagnóstico precoce e prevenção
Homens com pressão alta nem sempre sabem que têm. Felizmente, medir a pressão arterial é um exame rápido, simples e essencial em consulta de Medicina Sexual.

Ter uma dieta saudável, limitar o consumo de álcool e sal, parar de fumar, fazer exercícios físicos regularmente e perder peso são boas decisões e atitudes quando se trata de vida sexual e hipertensão arterial.